Benefícios da água termal para sua saúde


Diferente da água que utilizamos no dia a dia, tratada quimicamente e com pH mais ácido, a água termal é proveniente das estações termais francesas, e por isso possui um pH mais alcalino, sendo livre de qualquer tratamento químico.

Sua principal característica é possuir uma alta concentração de minerais como o manganês, o zinco e o magnésio, e é desta grande quantidade de minerais que vêm suas principais propriedades para pele e cabelos.

Estimulação das defesas naturais da pele
Uma pele bem hidratada está menos suscetível a doenças, e de acordo com estudo realizado pela Academia Francesa de Medicina, por repor os sais minerais da pele, a água termal ajuda a fortalecer suas defesas.

Benefícios da água termal

No estudo, realizado com diversas mulheres, ficou comprovado que após 1 mês de uso contínuo do produto é possível observar melhoras como diminuição da vermelhidão, irritação, ardor e coceira, além da pele adquirir viçosidade e maciez.

Hidratação em clima frio e/ou seco
Exposição ao ar condicionado prolongada como no escritório, no carro e em viagens de avião deixa a pele ressecada e sem viço, pois o ar diminui a umidade no ambiente. A água termal é capaz de reidratar e manter a hidratação da pele.

Tratamento de irritações e queimaduras
Assaduras, vermelhidão após a depilação ou queimaduras por exposição ao calor e ao sol são situações de extremo estresse para nossa pele, apesar de serem comuns, em especial no verão. Nestas situações, a água termal pode ser empregada como coadjuvante, pois ajuda a aliviar a dor e possui propriedades cicatrizantes derivadas de uma substância chamada boro, presente em sua composição. Dessa forma, ela ajuda a recuperar o tecido mais rapidamente, evitando inflamações.

Tônico facial
Por ser rica em minerais com propriedades antioxidantes, a água termal ajuda a retirar as impurezas e acalmar a pele, reduzindo a vermelhidão e auxiliando no fechamento dos poros.

Finalização da maquiagem
Apesar de poucas mulheres saberem, este é um uso da água termal que faz toda a diferença. Depois que a pele estiver preparada e a maquiagem já pronta, borrife um pouco de água no rosto e retire o excesso com um lenço, fazendo movimentos leves. Além de deixar a maquiagem com um aspecto mais natural, ela dura por mais tempo.

agua termal

Água termal

Mais sobre a água termal

Promoção de frescor durante o dia
Em dias quentes, a pele transpira para manter a temperatura do corpo mais baixa possível, mas isso não é suficiente para amenizar a sensação de calor. A aplicação de produto ajuda a promover a sensação de frescor durante o dia, e pode ser utilizada inclusive em crianças e bebês.

Alívio da coceira
Tatuagem recém-feitas, picadas de insetos, alergias e processos de cicatrização causam bastante coceira, e a tentação de coçar é grande. A água termal é capaz de diminuir esta sensação.

Hidratação dos fios
Assim como na pele, a água termal também pode ser empregada nos cabelos, promovendo a hidratação e diminuição do frizz nos fios e proporcionando alívio da coceira causada pela dermatite seborreica (caspa) no couro cabeludo.

Assim, a água termal é capaz de promover esses e inúmeros outros benefícios quando utilizada, e é por isso que deve ser inclusa na sua rotina de cuidados diários.