Cabelo: O shampoo ou creme hidratante composto por eucalipto diminui o ressecamento e coceira no couro cabeludo.

Estimulante emocional: Graças ao poderoso aroma balsâmico de suas folhas, é um excelente relaxante. Estimula os sentidos e limpa a mente. É, no entanto, um dos preferidos na aromaterapia.

Combate a tosse: O chá de eucalipto (3 colheres de chá de folhas em 1/4 de litro de água) diminui a formação de muco nos brônquios e secreções mais fluídas. Também auxilia a combater a tosse e condições febris, relaxante e características estimulantes.

Poder de cura: O uso externo para a cicatrização de feridas e doenças de pele como eczema.

Para os diabéticos: Sua infusão de folhas auxilia a amenizar o açúcar no sangue. Indicado para uso sem excesso, não mais do que uma xícara de chá por dia.

Antiparasitário: Tanto a decocção das folhas como o óleo essencial, expulsam os parasitas intestinais.

Antisséptico do trato urinário: Auxilia a combater ou prevenir a infecção por inibir o crescimento e a reprodução de bactérias, fungos e vírus que as provocam. Deve ser composta com uma ou duas gotas de óleo essencial duas vezes ao dia, como antisséptico urinário.

Dores musculares e esqueléticas: Como um calmante e analgésico. Quatro gotas de óleo essencial de eucalipto para 100 ml de óleo doce de amêndoas. Esfregue duas vezes ao dia nas áreas afetadas.
benefícios do chá de eucalipto

Para feridas e abscessos: O forte efeito germicida do óleo de eucalipto auxilia a curar feridas, queimaduras, úlceras e picadas de insetos. Despeje algumas gotas em um curativo e cubra a área afetada.

Para criar bem-estar: Algumas gotas de óleo de eucalipto em óleo de massagem repousam a mente e o corpo. Indica-se aplicar este óleo em seus pontos de pulso.

Ameniza da tosse: Para soltar o catarro e aliviar os pulmões, pode ser colocado em compressa no peito com óleo de eucalipto e óleo de massagem.

Para fadiga mental: O óleo de eucalipto acelera o sistema nervoso e favorece a concentração. Combinado com limão em um difusor aromático, o óleo é ideal para esgotamento mental e apatia. Usando quatro gotas de óleo de eucalipto e duas gotas de óleo de limão.

Tratamento natural para sinusite com o eucalipto

Para amenizar os sintomas da sinusite, a inalação do vapor desta planta é uma forma natural e simples para o problema. A inalação deve ser composta da seguinte forma:

Faça um chá de eucalipto e inspire o seu vapor por 20 minutos.

* Preste atenção para não inspirar o ar muito quente, pois pode provocar queimaduras ou prejudicar o bom funcionamento das vias aéreas.

*A melhor maneira para fazer a inalação é adicionar o chá em uma bacia, a posicionar em uma mesa e se sentar à cadeira de uma forma que dê para sentir o vapor do chá de eucalipto chegando às vias respiratórias.

Receita do chá de eucalipto

Em uma xícara de chá, coloque uma colher de sopa das folhas de eucalipto picadas e acrescente água fervente. Tampe e deixe repousando até o chá ficar morno, que é a temperatura ideal para tomar. Coe com um pano bem limpo e beba 3 xícaras do chá de eucalipto ao longo do dia. Ainda poderá acrescentar mel ou gotas de limão.

Limpe a pele com o eucalipto

Sabia que o eucalipto também tem características para tratar a pele? Para isso basta fazer uma receita simples:

-Ferva 500 ml de água;

-Adicione 2 folhas de eucalipto, cascas de limão, laranja e 2 gotas de óleo de lavanda;

-Retire do fogo e deixe que o rosto receba, de longe, esse vapor por 10 minutos.

É fundamental ter bastante atenção para não se queimar com o vapor. Para ter certeza de que o vapor não será maléfico, desligue o fogo e deixe que esfrie por 3 a 5 minutos. Confira com a mão se o vapor está bem quente de uma altura mínima de 30 centímetros. O mesmo processo pode ser utilizado para os pés, pois relaxa e ativa a circulação sanguínea.

Contraindicações

Gestantes, lactantes ou crianças menores de dois anos não devem consumir o chá de eucalipto. Quem toma sedativos, analgésicos ou anestésicos devem evitar ingerir o eucalipto, pois poderá acabar mudando os efeitos.  Na verdade, é sempre bom perguntar ao seu médico se o chá de eucalipto é recomendado para o seu caso e qual seria a dosagem certa para ser ingerida. Evite se medicar sozinho para prevenir reações adversas não esperadas e ainda piores de tratar.