Benefícios do consumo do alho


Pesquisas comprovam há milhares de anos que o consumo do alho traz inúmeros benefícios pra o nosso organismo. Uma planta que pertence à família das liliáceas e, por sua vez, à subfamília das alioídeas. O bulbo, chamado precisamente de cabeça, é constituído por pequenos gomos ou dentes, os quais se encontram envolvidos num filme membranoso muito fino.

Capaz de prevenir vários tipos de doenças, e deve fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável. Você pode não saber, mas existem 88 tipos espécies de alho no mundo. Rico em nutrientes (vitaminas, sais minerais e aminoácidos). O alho quando triturado e/ou em pedaços , a aliina é convertida em alicina. Com um forte cheiro, e sabor inconfundível, o alho ainda vai beneficiar ainda mais para o fortalecimento imunológico. consumido com constância auxilia também doenças pré-existentes. Alguns componentes do alho tem capacidade diminuir as gorduras, em especial o LDL, conhecido como o mau colesterol. Por dia pode ser consumido até 20 g de alho. Estando presente nas refeições de muitas famílias pelo seu forte gosto e aroma passa a confundir muitas pessoas quando os assuntos são saúde e alimentação. Do século XIX em diante ele passou a ser visado pelas suas propriedades antibióticas. Principalmente quando chega os dias frios, é recomendado que aumente o consumo de alho, pois esse simples alimento tem capacidade de aumentar a defesa do nosso organismo, contribuindo com a melhora da imunidade. Lembramos que cozido não tem o mesmo efeito que o alho ao natural, pois trata-se de um alimento sensível, e passando pelo calor do fogo, resulta-se na redução da ação da allinase. A sugestão é que o alho seja picado na salada ou e sanduíches Uma forma de facilitar a assimilação dos princípios ativos do alho é dissolvê-lo em um pouco de óleo (ex: azeite de oliva). O alho pode reduzir a pressão arterial. Assim, pessoas que tomam medicamento para reduzir a pressão, devem tomar cuidado para não ingeri-lo em grande quantidade, o que poderá favorecer ainda mais a redução da pressão. Consulte sempre o seu médico.

alho

Principais benefícios do alho: 

alho

–  Ajuda a reduzir a pressão arterial.

–  Melhora os níveis de colesterol contribuindo para a saúde do coração.

– Antioxidantes do alho previnem Mal de Alzheimer.

 -Os Compostos nos alhos foram mostrados para prevenir o câncer de próstata.

-Aumenta a sua longevidade, o alho ajuda realmente você a viver mais.

-Um composto no alho chamado ajoene é um antioxidante natural que tem capacidades de anti-coagulação, ajudando assim na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

 Em estudos, A alicina no alho foi mostrado que ajuda a promover a perda de peso.

– O alho pode reduzir os efeitos carcinogênicos da exposição ao amianto.

-O alho combate germes que causam tuberculose.

-Ajuda a combater gripes e resfriados.

-Reduzir a inflamação e dor no corpo, tornando-se benéfica para as pessoas com osteoartrite e artrite reumatóide.

-O alho foi demonstrado que pode proteger de diabetes e complicações, tais como retinopatia, doença renal, doença cardiovascular, e neuropatia.

-Também fonte de vitamina B6.

– O alho pode reduzir os efeitos carcinogênicos da exposição ao amianto.

– O alho tem sido aprovado em reduzir o colesterol LDL (ruim)e aumentar o colesterol HDL(bom).

-Um componente no alho chamado dialil dissulfeto foi mostrado que pode matar as células da leucemia.

-Foi mostrado que pode ser um agente anti-fúngica, que é eficaz para o tratamento de infecções fúngicas, tais como: a vaginite, e o pé de atleta.       

   “Deixe o alimento ser sua medicina e a medicina seja o seu alimento”.