Como fazer chá para cisto de ovário


Cistos nos ovários envolvem bolsas cheias de líquido que se formam dentro dos ovários ou ao redor deles. É possível fazer chá para cisto de ovário que pode ajudar no tratamento. O mais comum é que apareçam os cistos funcionais que podem ser foliculares ou lúteos.

Na maioria das vezes os sintomas envolvem irregularidade no ciclo ou dor durante o período menstrual, tanto que os cistos podem até passar despercebidos. Outros sintomas incluem dor durante as relações sexuais e inchaço na parte baixa da barriga.

A boa notícia é que cistos menores podem desaparecer naturalmente, sem a necessidade de cirurgia e é possível tratar os mesmo com remédios caseiros e naturais, como é o caso do chá para cisto de ovário.

Chá para cisto de ovário e outros métodos

Na grande maioria das vezes o próprio corpo pode vir a reabsorver os cistos ovarianos logo após algumas semanas de seu aparecimento. No entanto, quando o ciclo menstrual se torna muito irregular e as cólicas muito frequentes e fortes (a ponto de causar náuseas) o melhor é procurar por um ginecologista.

O médico provavelmente recomendará alguma pílula anticoncepcional para evitar o aparecimento de novos cistos ovarianos. Ainda assim, se não houver riscos, é esperado que os cistos sejam eliminados naturalmente.

Para complementar o tratamento, além do anticoncepcional recomendado, é possível contar com o chá para ajudar na eliminação dos cistos.

Chá  para cisto de ovário com quixaba

Dentre os tratamentos naturais mais conhecidos para a eliminação de cistos de ovário, está o chá de quixaba.

Esse chá é muito comum no Brasil e é feito a partir de uma planta medicinal. O chá é feito a partir da casca da quixaba, no entanto seu fruto também pode ser consumido.

As propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes do chá para cisto de ovário ajudam a eliminar as dores na região da barriga, sintoma mais comum quando identificada a presença do problema.

cha para cisto de ovario

Chá para cisto de ovário

Como preparar o chá para cisto de ovário

O chá para cisto de ovário é fácil de ser preparado e é necessário apenas uma colher de sopa de casca de quixaba em meio litro de água ou duas colheres para cada litro de água. Coloque em um recipiente que pode ser levado ao fogo. Deixe ferver para garantir que o chá para cisto de ovário fique bom. Quando alcançar fervura espere até cinco minutos para então desligar o fogo. Coe, espere amornar e então sirva.

O recomendado é tomar de duas a três xícaras por dia do chá para cisto de ovário, sem açúcar ou adoçante.

Contraindicações do chá para cisto de ovário

Apesar de se tratar de um tratamento natural, o chá também possui algumas contraindicações, dentre elas estão:

• Pessoas com hipoglicemia devem consumir com moderação, pois o chá para cisto de ovário causa queda na quantidade de açúcar no sangue.
• Mulheres em fase de amamentação também devem evitar consumir esse chá para cisto de ovário.
• Pacientes diabéticos que dependem da insulina precisam ter cuidado no consumo do chá, evitando fazê-lo nos períodos próximos de tomar a insulina, para não baixar drasticamente a quantidade de açúcar no sangue.