Como preparar chá para cistite


Cistite é o nome dado para uma inflamação na bexiga que pode ser combatida com a ajuda do chá para cistite. É muito comum que a maioria das pessoas associem a cistite com infecção urinária, mas a verdade é que uma coisa é totalmente diferente da outra. A cistite quase sempre é causada por bactérias que se instalam na bexiga, mas em outros casos, ela pode ocorrer por outras formas.

Outras formas de cistite são a cistite intersticial, que é causada pela perda de uma das camadas protetoras da parede da bexiga, e a cistite actínica, que é provocada pela radioterapia.

A cistite causa alguns incômodos para quem precisa conviver com ela. Alguns dos principais sintomas são: desconforto na região pélvica, sangue na urina, sensação de ardência ao urinar, e urina em pequenas quantidades toda hora.

A cistite é uma doença que precisa ser tratada, pois pode se agravar, se tornando um problema muito maior. No entanto, existem alguns tipos de chá para cistite que podem fazer parte do tratamento, ajudando a reduzir os sintomas. Veja algumas receitas a seguir:

Chá para cistite com cavalinha

Ingredientes:
180 ml de água fervente
1 colher de sopa de folhas secas de cavalinha

Modo de preparo:
Ferver a água e adicionar as folhas secas de cavalinha. Tampar e deixar descansar por cinco minutos. Depois, é só coar e beber.

Para os casos de cistite aguda, é recomendado tomar o chá para cistite de duas em duas horas, ou de duas a três vezes por dia, se for o caso de cistite crônica ou de repetição.

Chá para cistite com camomila

Ingredientes:
1 litro de água
6 colheres de sopa de camomila

Modo de preparo:
Misturar os ingredientes e ferver por alguns minutos. Depois de fervido, desligar o fogo, tampar e deixar descansar por cinco minutos. Coar o chá para cistite e esperar esfriar. Quando morno, despejar em uma bacia e sentar-se nela, por cerca de vinte minutos. Repetir o procedimento duas vezes por dia.

ATENÇÃO! Essa receita só deve ser utilizada para os banhos de assento, não devendo ser consumida. A camomila tem propriedades capazes de acalmar a mucosa vaginal, diminuindo os sintomas da cistite.

cha para cistite

Chá para cistite

Chá para cistite com uva-ursina

Ingredientes:
1 litro de água
50 g de folhas de uva-ursina

Modo de preparo:
Misturar os ingredientes e fervê-los por alguns minutos. Em seguida, desligar o fogo e deixar descansar, tampado, por cerca de cinco minutos. Coar e tomar ao longo do dia.

A uva-ursina ajuda a combater a cistite, uma vez que tem propriedades capazes de diminuir a proliferação de micro-organismos na região genital.

Esses são alguns chás que podem ser adicionados à dieta como forma de tratamento para a cistite, no entanto, vale sempre lembrar que é fundamental ter a orientação médica.

Uma outra dica que pode ajudar a tratar a cistite é a sopa feita com aipo, alho poró, alho, cenoura e salsinha. Essa sopa tem poder diurético e é capaz de facilitar o tratamento e a cura da cistite.

E por fim, algumas dicas extras para quem está em tratamento para cistite: tomar bastante água, de três a quatro litros por dia, e também, consumir a fruta chamada Arando, que combatem diretamente as bactérias da bexiga, contribuindo para o tratamento de cistite.