Conheça o chá para diabetes


Antes de conhecer o famoso chá para diabetes, conheça mais sobre a diabetes que envolve perda da capacidade de produção da insulina no corpo (diabetes tipo 1) ou a deficiência da substância em retirar o açúcar do sangue (diabetes tipo 2), causando um aumento da glicose e outros problemas decorrentes do diabetes.

O mais comum nesses casos é a mudança de dieta, reduzindo ao máximo os alimentos com açúcar, além de iniciar o uso da insulina aplicável e de remédios orais que ajudem a deixar as taxas de glicose do sangue dentro dos níveis normais.

O chá para diabetes pode ser utilizado como um tratamento natural para a doença, e é claro que quem gosta de tratamentos naturais está sempre em busca de outras alternativas, que possam vir a complementar ou até mesmo substituir o uso dos remédios não naturais. Esse é o caso dos chás, ou do chá para diabetes, que pode ajudar a controlar a doença. Que tal aprender como preparar essa bebida?

Chá para diabetes x o diabetes

Existem vários tipos de chá para diabetes, como o chá de camomila, o chá verde, o chá de bancha, chá de carqueja, chá de sálvia, chá preto e chá de hibisco. Todos são benéficos e ajudam a diminuir a quantidade de açúcar do sangue; ainda assim, um deles é mais eficiente nessa tarefa.

Comprovadamente, o chá para diabetes mais eficiente é o chá verde, o qual ensinaremos como realizar o preparo nesse artigo.

Como preparar o chá para diabetes com chá verde

Como dito acima, o chá verde é considerado o melhor chá para diabetes. Seu preparo é fácil e é preciso apenas de folhas da planta.

Separe um recipiente com água, coloque as folhas e leve ao fogo. Tome cuidado para não deixar ferver, o que fará com que o chá fique com gosto amargo. Deixe as folhas mergulhadas na água por, no máximo, 3 minutos. Em seguida é só coar a mistura.

Outra dica de preparo é primeiro esquentar a água – sem deixar ferver – e em seguida adicionar as folhas do chá, não ultrapassando os 3 minutos. Coe e beba morno ou gelado.

cha para diabetes

Chá para diabetes

Além de ajudar a diminuir os níveis de açúcar do sangue, esse chá para diabetes também ajuda a retardar a conversão em glicose de alimentos ricos em amido, como é o caso do pão, por exemplo. Como resultado disso, os níveis de glicose do sangue se elevam lentamente e não de uma só vez, como ocorre no caso de quem não ingere o chá verde.

O ideal é tomar o chá para diabetes durante ou logo após as principais refeições, para potencializar seus efeitos, principalmente se envolverem alimentos com mais carboidratos.

Contraindicações do chá para diabetes

Apesar de muito benéfico para controlar a doença, o chá para diabetes também possui algumas contraindicações, não sendo recomendado seu consumo para algumas pessoas. São elas:

– Mulheres grávidas não devem tomar o chá, devido à presença da cafeína, ou devem consumi-lo em menor quantidade.
– Pessoas sensíveis à cafeína.
– Pessoas que sofrem de gastrite ou refluxo.
– Pessoas que sofrem de hipotireoidismo, pois o chá verde pode piorar a doença.
– Pessoas que estão com anemia causada por deficiência de ferro.

Gostou de saber que o chá verde é um ótimo chá para diabetes? Comece hoje mesmo a incluir essa forma natural para controlar os níveis de glicose no sangue.