Exercícios para labirintite


Aprenda fazer exercícios para labirintite que podem ser muito úteis no combate dos sintomas deste problema, sabe-se que a labirintite é uma doença relacionada a audição, ela afeta o ouvido no seu labirinto e demais estruturas que são fundamentais para audição, além de ter a responsabilidade de manter o nosso equilíbrio, ao longo do artigo explicaremos muito mais sobre a doença e como fazer os exercícios que podem aliviar os seus sintomas.

Você sabe quais as causas da labirintite? Ainda não existe uma resposta definitiva sobre as suas causas, no entanto sabemos que inflamações  e infecções podem ser as principais causas da labirintite, essas inflamações e infecções podem vir através de um resfriado ou até mesmo de um problema de otite.

Exercícios para labirintite

Podem existir mais causas que podem levar a labirintite, como por exemplo o uso de medicamentos danosos a saúde do nosso ouvido, fatores genéticos, doenças neurológicas, tumores, alergias e outros.

Você sabia que a labirintite se divide em três tipos? Podendo ser a viral que não exige nenhum tratamento direcionado ou a Labirintite bacteriana que exige o tratamento através de antibióticos, e não menos importante que as demais existe também a labirintite crônica que tem como característica estender os seus sintomas por mais tempo, podendo chegar a meses de muito incômodo, nesse caso também é necessário o tratamento com antibióticos.

Sintomas da labirintite

As náuseas e as tonturas aparecem com muito potencial nos três primeiros dias de crise de labirintite, o indicado é repouso absoluto durante esse início de crise, assim se evita acidentes no trabalho e em casa, o bom mesmo é ficar em casa deitadinho numa posição de férias mesmo…Consumir bastante água vai ajudar e muito no combate dos sintomas da labirintite e evitar que o indivíduo fique desidratado, preparamos mais algumas recomendações para você encarar estas incômodas crises, veja em seguida:

  1. Para sua segurança e dos pedestres evite dirigir durante o período de tratamento.
  2. Ambientes agitados podem não fazer muito bem, o ideal é evitar aborrecimentos.
  3. Movimentos rápidos também podem afetar o paciente, faça movimentos mais lentos que o comum.
  4. Ao sinal de uma crise fixe seu olhar em um ponto e espere o equilíbrio voltar.
  5. Fuja do cigarro, ele pode com certeza ser muito danoso para o paciente.
exercicios para labirintite

Exercícios para labirintite

Mais sobre a labirintite

A vertigem é o principal e mais popular sintoma da labirintite, o paciente sente o mundo rodar , tudo fica girando e provoca uma tontura instantânea no paciente, veja outros sintomas que podem sinalizar uma crise de labirintite, são eles:

  1. Vômitos e náuseas
  2. Dificuldade de ouvir
  3. Falta de equilíbrio
  4. Ouvido zumbindo
  5. Cabelo caindo
  6. Pressão incomodando o ouvido
  7. Secreção saindo dos ouvidos
  8. Sudorese
  9. Febre e dor de cabeça

Exercícios para labirintite

Existem alguns exercícios que podem aliviar os sintomas da labirintite, você já ouviu falar na chamada manobra de Epley? Esta manobra age no reposicionamento das partículas que existem nos canais do ouvido interno, a saída destas partículas do seu devido lugar pode gerar casos de vertigem, vamos ensinar como fazer agora? Preste muita atenção!

  1. Na sua cama sente-se bem no centro da borda, gire a cabeça em 45° justamente na direção que ocorre a vertigem.
  2. Em seguida deite para trás preservando a cabeça na mesma posição, não se preocupe pois esse movimento deverá provocar uma reação vertiginosa, aguarde por 30 segundos nesta posição.
  3. Agora gire a cabeça em 90° para o lado contrário e aguarde mais 30 segundos.
  4. Gire o corpo junto com a cabeça na mesma direção, desta forma você estará de lado e com a cabeça acomodada na borda da cama apontando em 45° para o chão. Aguarde novamente mais 30 segundos e volte em seguida a posição inicial.
  5. Repita esta sequência por mais cinco ou seis vezes até que a vertigem desapareça de vez, logo você sentirá o alívio dos sintomas da vertigem.

Esperamos ter ajudado você a aliviar os sintomas da labirintite, mas lembre-se sempre da importância de procurar um profissional da área de saúde para esclarecer suas dúvidas e lhe ajudar na resolução do problema, lembre-se que com saúde não se brinca, é um prazer ter você aqui conosco, volte sempre!