O melhor chá para cólicas


Muitas mulheres sofrem com as cólicas menstruais, e para terminar com este sofrimento, algumas acabam utilizando remédios, que são eficazes em alguns casos, porém contam com efeitos colaterais e contraindicações. Felizmente, é possível ficar longe desse incômodo com o uso de chá para cólicas. Confira abaixo qual chá para cólicas é o melhor para você.

A cólica é uma dor causada pela liberação de prostaglandina, uma substância que faz o útero ficar contraído, e em seguida, faz a eliminação do endométrio. Portanto, quando a mulher sente ‘câimbra’, é porque o seu útero está contraindo.

Chá para cólicas com Orégano

O chá de orégano possui diversos benefícios, como alívio nas dores de cabeça, ação diurética, e dentre eles, atua como um chá para cólicas muito eficaz. Preparar ele é muito simples: só é necessário misturar duas colheres de orégano a cada xícara de água fervida. Vale ressaltar a importância de deixar a xícara tampada durante cinco minutos, para depois consumir o chá.

Para aliviar a cólica menstrual, é importante beber o chá de duas a três vezes ao dia, sem adições de açúcar ou adoçantes.

Chá para cólicas com Calêndula

O chá de calêndula é utilizado para alívio da cólica, mas seu uso não se limita a apenas este fim. Este chá auxilia também na regulação do ciclo, um problema que afeta muitas mulheres. Para começar, é necessário ferver uma xícara de água. Depois, é preciso colocar uma colher rasa de sobremesa com as flores da calêndula dentro da água. Para finalizar, deve-se abafar a xícara por 10 minutos, e em seguida, coar o chá.

Chá para cólicas com Camomila

Este é um dos chás mais famosos e populares por ser um calmante natural, e é um chá infalível, pois suas propriedades permitem que o organismo fique calmo. Para prepara-lo, você deve misturar uma colher de sopa das flores e folhas da camomila dentro de um litro de água fervida.

cha para colicas

Chá para cólicas

Chá para cólicas com Gengibre

As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do gengibre fazem dele um chá para cólicas perfeito para combater as dores causadas antes e durante a menstruação.

É necessário ferver uma xícara de água, e depois, colocar uma colher de sobremesa de gengibre ralado dentro da água. Feito este processo, é preciso deixar o gengibre agir por 10 minutos, e em seguida, coá-lo. É recomendado tomar uma xícara deste chá para cólicas, e bom aliado nos dias da menstruação.

Chá para cólicas com Capim Santo

O chá de capim santo permite que as contrações causadas pela menstruação sejam aliviadas, além disso, é eficaz contra outras dores, na ansiedade que surge pelo estresse, ou por conta de uma má qualidade de vida. A preparação deste chá para cólicas é muito simples: é preciso misturar as ervas com água quente numa xícara, e depois deixar tampado por 10 minutos. O chá deve ser consumido morno três vezes ao dia.

Um chá pode ser uma excelente alternativa para combater a dor, porém, caso sua dor seja muito intensa e persistente, procure um ginecologista.