O Melhor chá para tosse já visto


Você conhece ou já fez uso de alguma receita caseira contra a tosse? É provável que sim, pois muitas receitas foram passadas de geração para geração. Nem a força da indústria farmacêutica conseguiu eliminar essas práticas da cultura popular. Entre as variadas opções, o chá para tosse está entre as receitas mais tradicionais.

O chá para tosse pode ser preparado à base de plantas medicinais, gengibre, especiarias como cravo e canela, mel e própolis. Nesta época do ano, com baixas temperaturas, é bom ter em casa alguns ingredientes naturais para preparar um delicioso chá para tosse, com receitas simples, que fazem bem demais à saúde.

Chá para tosse

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo contra a obstrução das vias aéreas, dificultando ou impedindo a passagem de ar. É um sintoma comum para vários problemas de saúde, desde um simples resfriado a doenças mais graves como pneumonia, bronquite, tuberculose, entre outras. Pode ser aguda, com duração de 3 e 8 semanas; ou crônica, quando persiste por mais de dois meses.

A tosse com expectoração, também chamada de tosse produtiva, é típica de doenças infecciosas como a pneumonia e a tuberculose. A tosse seca está associada a alergias, irritações após infecções das vias respiratórias e à ação de algumas substâncias medicamentosas, como remédios para o controle de hipertensão.

Somente o diagnóstico médico poderá revelar a origem da tosse. A automedicação deve ser evitada para não mascarar o problema nem agravá-lo. Inibir a tosse pode provocar o acúmulo de secreções no pulmão. Portanto, a consulta médica é indispensável.

Como é importante hidratar as vias aéreas, o chá para tosse pode ser tomados à vontade. É só escolher os ingredientes com propriedades expectorantes e anti-inflamatórias e prepara deliciosos chás. Veja algumas receitas bem simples de chá para tosse:

cha para tosse

Chá para tosse

Chá para tosse preparado com alho, cravo e canela

Ingredientes: 2 cravos-da-índia, 1 pau de canela, ½ litro de água, 1 dente de alho. As especiarias ajudam a limpar as vias aéreas e o alho contém substâncias anti-inflamatórias.
Modo de fazer: Ferva a água com a canela e o cravo-da-índia durante cinco minutos. Apague o fogo e acrescente o alho amassado. Deixe a solução descansar por 10 minutos. Depois é só coar e tomar o chá, duas ou três vezes ao dia. Adoce a gosto.

Chá para tosse com gengibre

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de gengibre em raiz picada, 7 cravos da índia, 2 paus de canela, casca de um limão, 1 xícara (chá) de açúcar, 4 xícaras (chá) de água.
Modo de fazer: Misture o gengibre, canela, cravo, casca de limão e o açúcar. Cozinhe em fogo brando, até o ponto de caramelo. Junte a água e aumente o fogo. Abaixe o fogo, após a fervura, e deixe por mais 15 minutos. Desligue o fogo e espere o chá ficar morno.

Chá para tosse com canela e limão

Ingredientes: 1 pau de canela, 1 rodela de limão, 3 cravos-da-índia e ½ litro de água.
Modo de fazer: Ferva todos os ingredientes por cinco minutos. Deixe abafado até fica morno. Coe e tome duas ou três xícaras ao dia. Se preferir, adoce o chá com mel.

Há muitas outras receitas de chá para tosse. Estas são apenas algumas sugestões. Quando a tosse aparecer, não pense duas vezes: procure o médico para diagnosticar a origem da tosse e beba muito chá à base de ingredientes naturais.

Gostou dessas dicas? Compartilhe e leia outros posts em nosso blog!