Remédio caseiro para retração gengival


A retração gengival pode ser um problema bastante alarmante, ele não é apenas doloroso, mas também pode levar a inchaços, ou lacunas, entre os dentes e a gengiva, permitindo a acumulação de bactérias nocivas. Podendo gerar graves danos na gengiva e na estrutura óssea dos dentes, bem como a eventual perda dos dentes.

Uma das causas mais comuns para o surgimento desse problema é a falta de cuidado com a rotina de limpeza dos seus dentes, além da predisposição genética, de acordo com pesquisas cerca de 30% da população está predisposta à doença periodontal. Existem vários remédios naturais, que podem combater a retração gengival, sendo eles:

Remédio caseiro para retração gengival

Chá Verde: O chá verde, também conhecido como o elixir da saúde, é rico em antioxidantes e pode ser utilizado tanto para tratar como para prevenir o dano causado aos dentes como resultado da retração das gengivas. O chá verde também reduz a inflamação das gengivas e ajuda a destruir as bactérias da boca (o que pode causar problemas periodontais). Tomar uma xícara de chá verde pela manhã nos ajudará a manter os nossos dentes e gengivas saudáveis e fortes.

Óleo de Gergelim: O óleo de gergelim pode ser usado da mesma maneira que usaríamos um enxague bucal, de modo a eliminar possíveis substâncias tóxicas e acúmulos de placa nas gengivas (que podem provocar a retração das gengivas). Para o óleo de gergelim, podemos tomar ¼ de xícara de óleo de gergelim e enxaguar a boca com energia. Aquecer um pouco do óleo pode ajudar na absorção do mesmo, e subsequente eliminação de toxinas e placa. O óleo de gergelim também dará as nossas gengivas e dentes uma espécie de camada protetora para evitar sua deterioração.

Aloe Vera. O aloe vera é um agente antibacteriano e anti-inflamatório. Pegue o gel fresco da planta aloe, e utilize-o para escovar os dentes. Você também pode usar gel de aloe vera como enxague bucal pelas manhãs e depois das refeições para proteger os dentes e gengivas. Aloe vera ajudará tanto na cicatrização das gengivas, como na prevenção das infecções causadas por bactérias.

Óleo de Coco. O óleo de coco dotará nossos dentes da necessária proteção contra doenças que provoquem o aparecimento de bactérias e germes. Também ajuda a evitar que as partículas de comida e outros germes se acumulem entre os dentes provocando sua deterioração.

remedio caseiro para retracao gengival

Retração gengival

Óleo de Limão: O limão tem propriedades antissépticas e antibacterianas excelentes. Apesar dessas propriedades, não é recomendado seu uso diário, já que pode corroer o esmalte. O óleo de limão pode ser preparado em casa ao infundir o azeite de oliva com limão durante várias semanas. Este óleo pode ser usado para enxaguar a boca na primeira hora da manhã. O óleo de limão ajudará a eliminar todas as bactérias e ajudará a prevenir retração das gengivas, prevenindo assim a deterioração dos dentes. O óleo de limão também estimula a formação de tecidos e pode ajudar a curar áreas já danificadas.

Remédio caseiro para retração gengival com eucalipto

Eucalipto

  • 2 colheres de chá de óleo de eucalipto
  • 1 xícara de água morna
  • 1 vitamina C efervescente

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e faça um bochecho por 5 minutos. Repita esse tratamento pelo menos 1 vez ao dia durante 15 dias. A vitamina C tem sido usada durante séculos para parar o inchaço, sangramento e recessão da gengiva.