Sangue nas fezes pode ser doença


Se você identificar a presença de sangue nas fezes fique atento, pois isso indica que existe algum tipo de hemorragia no seu aparelho digestivo, as vezes a presença de sangue é muito pequena e só poderá ser detectada em laboratórios, mas em grande parte dos problemas você mesmo pode ver em casa, não custa nada lembrar que é sempre bom observar o cocô, afinal nós estamos falando de saúde.

Existem diversas causas que podem fazer com que apareça sangue nas fezes como as hemorroidas, Angiodisplasia, câncer, pólipos, úlceras pépticas, doença diverticular ou fissura anal. Se existir varizes no esôfago poderá perder sangue também, se o sangue estiver muito brilhoso é um sinal que o problema é mais perto do ânus.

Sangue nas fezes pode ser doença

Em casos de pólipos benignos o sangue poderá ficar oculto nas fezes, necessitando de exame laboratorial para identificar o problema, também pode ser assim nos casos de câncer colorretal, colite ulcerativa, úlceras no duodeno e estômago, doença diverticular e hemorroidas.

Se o sangue estiver muito forte pode ser sinal de uma doença grave, mas na maioria das vezes se detecta problemas simples e fáceis de tratar. Boa parte das vezes isso ocorre devido ao esforço que as pessoas fazem para defecar, chegando a dilatar as veias e causando o sangramento, isso é mais comum em pessoas com prisão de ventre ou hemorroidas, pacientes que fazem exame de colonoscopia também podem apresentar estes sinais, mas lembre que também pode ser uma fissura anal.

As úlceras gástricas, duodenais ou pépticas são causas mais comuns de hemorragia digestiva alta, nestes casos o sangue sofre a oxidação devido ao tempo para chegar nas fezes, obstruções da veia porta, varizes no esôfago e gastrite erosiva também podem contribuir com o problema.

O sangue nas fezes pode ocorrer por diversas causas

Câncer ou pólipos podem causar hemorragias que não podem ser vistas ao olho nu, eles são tumores benignos que podem sangrar após crescerem.

Úlceras pépticas também podem causar a presença de sangue nas fezes, o uso de remédios como aspirina ou ibuprofeno podem abrir uma ferida no revestimento do estômago ou do duodeno.

Fissuras no ânus e também as hemorroidas são cortes no tecido que reveste o ânus que se parecem com rachaduras semelhantes as dos lábios, elas podem ser bastante dolorosas, pessoas que tem prisão de ventre são mais propícias a ter este problema.

sangue nas fezes

Sangue nas fezes

Outras causas de sangue nas fezes

Sangramento no intestino pode acontecer em qualquer órgão do aparelho digestivo, sendo eles o esôfago, intestinos grosso e delgado e estômago.

Doenças agudas ou crônicas como as colites costumam aparecer sangue nas fezes, lembrando que a colite é uma inflamação no intestino grosso.

Vasos sanguíneos fracos ou inchados no cólon ou intestino podem indicar a Angiodisplasia, resultando na perca de sangue pelo gastrointestinal, geralmente isso acontece pelo envelhecimento dos vasos ou até mesmo sua degeneração.

Tratamento para sangue nas fezes

O tratamento para sangue nas fezes vai depender da sua causa, podendo ser simplesmente um monitoramento ou até mesmo uma intervenção cirúrgica, e nos casos de câncer as quimioterapias. Alguns tratamentos serão feitos com medicamentos e até mesmo algumas dietas especiais, mas fique tranquilo que na maioria das vezes o problema desaparece sozinho, mas caso não desapareça fique atento e procure sempre um profissional da saúde para melhor orientação, a presença de sangue nas fezes deve ser sempre tratada com atenção, quando se fala de saúde todo cuidado ainda é pouco, assim dizia nossas avós.