Shampoo caseiro é muito fácil de fazer


Você chega ao supermercado ou a uma loja de produtos de beleza em busca do melhor shampoo para o seu cabelo. Embora esses produtos sejam para fortalecer seus fios, a presença de químicas e sintetizações podem prejudicar a vitalidade do cabelo. Para adotar uma alternativa mais saudável e efetiva, a melhor recomendação é o uso de shampoo caseiro.

Mas não pense que shampoo caseiro é fraquinho não! Por conter ativos naturais, o shampoo caseiro dá muito mais vigor e brilho ao cabelo do que um shampoo industrializado. Só que para adquirir um shampoo caseiro é necessário ser um pouco mais solidário com a carteira, uma vez que esse tipo de shampoo costuma ser mais caro.

Como fazer shampoo caseiro

Porém, nem tudo está perdido. Se você deseja ter um cabelo mais forte e saudável sem gastar muito por isso e nem tomar uma decisão errada para se arrepender depois, veja uma receita simples e eficaz de um shampoo caseiro para hidratar seu cabelo e deixá-lo ainda mais bonito e limpo.

Shampoo caseiro com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã

Parece estranho, né? Mas é justamente essa mistura que faz com que seu cabelo fique ainda mais saudável. Você pode notar diferenças na maciez, e após 18 meses, o cabelo vai estar ainda mais bonito e sedoso do que no início.

O segredo é simples. Para fazer o shampoo caseiro dilua uma colher de bicarbonato de sódio num copo americano com água morna. Aplique o bicarbonato no couro cabeludo, esfregue e enxágue. Não estranhe a falta de espuma, isso é normal. Se você tiver um cabelo mais oleoso, não tem problema pôr um pouco mais de bicarbonato na água morna.

Após esse trato, faça em outro recipiente também com água morna, uma mistura com duas colheres de vinagre de maçã. O bicarbonato de sódio funciona como o shampoo caseiro e o vinagre de maçã como condicionador. Depois de misturar, aplique a mistura sob os cabelos. Passe suavemente entre os fios. As escamas dos fios vão se abrir com mais facilidade e o vinagre conseguirá penetrar com mais intensidade no couro cabeludo. Se seu cabelo ficar áspero, não se desespere. O vinagre de maçã equilibra o PH do bicarbonato, e se seu cabelo for mais seco, pode-se colocar mais vinagre na mistura.

shampoo caseiro

Shampoo Caseiro

Curiosidades sobre o shampoo caseiro

O shampoo caseiro, embora saudável, precisa entrar em equilíbrio com o cabelo. Por ser uma nova forma de limpeza, seu cabelo pode criar uma capa protetora natural nos primeiros dias de uso. Como nem todo mundo é igual, em algumas pessoas o cabelo pode produzir caspa ou mais oleosidade, mas não se preocupe, o shampoo caseiro não é o culpado da história, isso é normal! É prova de que o couro cabeludo está se adaptando ao tratamento e em alguns dias ele voltará ao normal já sob os efeitos do shampoo caseiro.

E se você tem medo do odor forte do vinagre de maçã, pode-se também adicionar óleos ou fragrâncias essenciais e que podem até prevenir no surgimento da caspa ou da oleosidade. Aguarde com paciência e veja os resultados positivos surgirem nitidamente!